Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

Ensino de Filosofia

Pequeno resumo do artigo Ousadia de pensar,na Revista Filosofia n° 52. de Júlio Cabrera, autor do livro Diário de um Filósofo no Brasil.



É possível ensinar Filosofia a jovens? a Filosofia é uma matéria que possa ser ensinada como as outras?
Segundo o grande filósofo alemão Immanuel Kant(1724-1804), o maior problema para o professor de Filosofia é a juventude de seus alunos, a quem ele terá que ensinar muitas coisas que... "segundo a ordem natural, só poderiam ser alcançadas por uma razão mais exercitada e mais experimentada". Este inconveniente deve ser sanado, ainda segundo Kant, tentando formar o aluno, em primeiro lugar, na sensatez, no espírito racional e só depois na erudição.

Caso contrário, se invertermos essa sequência natural, o jovem apenas poderá tagarelar sobre o que não está em condições de entender. O que primeiro deve ser ensinado ao jovem aprendiz é o exercício de seu pensamento e não o aprendizado imposto de conteúdo difíceis de assimilar nessa idade.

Ou seja, ensinar a pensar, e não ensinar pensamentos. A ter discernimento próprio.Ex. em lugar de perguntar "o que você já leu sobre existencialismo?" Perguntar " o que você pensa sobre a existência humana?"

Infelizmente, ensinar Filosofia nos dias atuais ainda é como no século XVIII. Em vez de ensinar a pensar ensina-se a assimilar e repetir a história da Filosofia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres que atravessaram o século

Fazendo parte desta Coletânea  Por detrás de uma grande conquista existe uma grande história. Ao me deparar com uma foto da minha primeira C...