Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O que é a Depressão?

De acordo com o psicólogo Leonardo Mascaro especializado em neurofeedback nos EUA e Mestre em Neurociências pela USP, o quadro de depressão é mais complexo que uma mera queda de produção de um dado neurotransmissor. Fatores como alimentação inadequada, traumas, menor expessura do córtex dos lobos frontais, calcificação da glândula pineal, que leva a diminuição de sua atividade e, consequentemente, menor produção de melanina, melantonina, da serotonina... estão envolvidos. Até mesmo a maior exposição à luz durante a noite, muito comum do século XX para cá, pode causar uma inibição da glândula pineal. A queda de atividade em qualquer destes sistemas, glandular, neuroquímico ou estrutural, levaria a uma queda dos demais, já que tudo no cérebro e no restante do corpo funciona a base do feedback.
Há sem dúvidas outros fatores atuantes oriundos de valores, crenças e eventos sofridos ao longo da vida, que transtornam o adequado funcionamento cerebral em áreas de processamento emocional. Por isso, tudo indica que o tratamento para a depressão vai além da mera administração de antidepressivos e da psicoterapia.




(Resumo do artigo da Revista Psique,cência & vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...