Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

← Vogue escolhe melhores lançamentos literários→


Livro de contos aborda o Mal de Alzheimer

Onde estouO livro Onde Estou?, da escritora Darcy Nogueira Brito Editada pela Usina de Letras, aborda o Mal de Alzheimer. O conto retrata o drama de Avani, cuja mãe desenvolve a doença numa idade precoce.
A autora Darcy Nogueira Brito é formada em História Natural pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em saúde pública. Com vários livros publicados, entre romances, contos e infanto-juvenis, Darcy costuma explorar temas polêmicos do cotidiano com leveza.
O que é - O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que acarreta, com o passar do tempo, perda de memória e das funções cognitivas, atingindo em estágio avançado a degeneração do organismo e levando a senilidade. Foi descrito pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer (daí o nome). Embora não tenha cura ainda, tem tratamento e quando identificada desde os estágios iniciais e com acompanhamento adequado, a qualidade de vida dos doentes melhora e a progressão torna-se mais lenta.
Cerca de 30% dos idosos a partir dos 80 anos podem desenvolver Alzheimer. No mundo, segundo dados de 2009 da Organização Mundial de Saúde (OMS), são 25 milhões de pessoas com o problema. Outro ponto debatido pelos cientistas indica a relação da doença com o nível de escolaridade: quanto maior a escolaridade, menor a prevalência.
Pesquisas mostram que enquanto em indivíduos com o mínimo de 8 anos de escolaridade, a prevalência é de 3,5%, entre analfabetos o índice de afetados pelo mal chega a 12,2%. A explicação estaria no fato da doença afetar a linguagem e as funções cognitivas. Tanto que o estímulo intelectual dos idosos, além da prática de exercícios que melhore a função cognitiva, é sempre incentivado pelos médicos como forma de prevenir a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...