Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

5 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CULTURA


"A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade"

No dia 5 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura. O Dia da Cultura foi instituído em maio de 1970 e foi escolhida porque a 5 de novembro de 1849 nasceu o Conselheiro Ruy Barbosa, um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo.

Ruy Barbosa de Oliveira
Nascimento 5 de novembro de 1849
Salvador, Bahia,  Brasil
Morte 1 de março de 1923 (73 anos)
Petrópolis, Rio de Janeiro,  Brasil
Nacionalidade  Brasileiro
Foi deputado, senador, ministro. Em duas ocasiões, foi candidato à Presidência da República. Empreendeu a Campanha Civilista contra o candidato militar Hermes da Fonseca. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente entre 1908 e 1919.

Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de "O Águia de Haia". Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

Na sua  Campanha Civilista eleitoral, em 1909,  Ruy Barbosa  apelou para o voto secreto " A publicidade do voto  é a servidão do votante. O segredo a sua independência"
.

Em tempo: Para que se tirem dúvidas a respeito do nome de Ruy Barbosa se é com (Y) ou (i) confiram abaixo a certidão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...