Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Você quer viver muitos e muitos anos?

                                                                                                                  Resumo do artigo da revista Superinteressante 2010

Então vai ter que agüentar as consequências. 

2015-2020 - O mundo terá mais idosos (acima de 65 anos) do que crianças pela primeira vez. 

2040 - Estimativa de 1,3 bilhão de pessoas com mais de 65 anos - eram 506 milhões em 2008.

A luta contra a morte  - Durante 1 000 anos de estudo, a ciência entendeu, aos poucos, como adiar o fim da vida .

Os remédios - As pílulas, injeções e medicamentos que impedirão o envelhecimento das células do seu corpo:
Injeções de telomerase - Impedem que as células definhem. Sem telomerase, nossas células correm riscos a cada divisão celular. Durante o processo, os cromossomos presentes nelas podem ser mutilados. Danificadas, as células envelhecem. Doses periódicas de telomerase garantiriam que os cromossomos ficassem inteiros. Previsão de uso: 2025.
Células-tronco - Renovam nosso estoque de células - São células que podem recuperar tecidos danificados e fazer o trabalho de outras que tenham morrido ou sofrido danos (como os gerados na divisão celular). Injeções de células-tronco poderão virar tratamento de rotina em consultórios. Previsão: 2025 
Fome em pílula - Simulam a falta de alimentos no corpo - A restrição calórica faz com que o corpo entre em alerta, descartando proteínas danificadas e protegendo as células de radicais livres. Remédios que induzem esse estado de alerta já estão em testes com humanos. Previsão: 2015 
Água pesada -( deutério ) Protege as células dos radicais livres - Radicais livres são moléculas que roubam elétrons de outras, danificando-as. Para evitar o "furto", átomos têm de estar fortemente ligados entre si. Na água, a ligação entre oxigênio e hidrogênio é vulnerável. Se trocamos hidrogênio por deutério, a molécula fica mais resistente. Uma fórmula da água com deutério já está em testes.
Previsão: 2020 . Fontes David Sinclair, Ray Kurzweil, Retrotope.

A tecnologia  - As peças e os robôs que vão se incorporar a seu corpo para que ele dure mais:

Órgãos artificiais
Peças sobressalentes
Se algum órgão der defeito, bastará criar um novo. Assim: células do paciente são retiradas e cultivadas em laboratório. Com a ajuda de moldes, cria-se o órgão artificial. Bexigas já estão sendo produzidas assim nos EUA. Previsão: 2015 

Nanor Robôs - Faxineiros dentro do corpo
Um exército de robôs-médicos, do tamanho de células, arrumaria os defeitos do nosso organismo. Limparia artérias e destruiria vírus, bactérias e tumores, antes que nosso corpo sofresse qualquer dano. Previsão: 2030

 Você imortal -  Nosso corpo continuará jovem e teremos muito trabalho pela frente 

1. CORPO - A imortalidade dará a você o corpinho que quiser. Nada de plástica - é que conseguiremos repor tudo o que estiver gasto no corpo. É a perda de células que faz você ter careca e cabelos brancos, por exemplo. Se as repusermos no futuro com injeções de células-tronco, sua cabeleira manterá o viço. Vai dar até para reverter sinais da idade. Nanorrobôs na corrente sanguínea eliminarão toxinas e dejetos que estejam poluindo o corpo. "As pessoas que receberem essas terapias vão se parecer exatamente com os jovens adultos de hoje", diz Aubrey de Grey, geneticista da Universidade de Cambridge. 

2. TRABALHO - Aposentar-se por idade no Brasil significa descansar só nos últimos 10% da vida, em média. Se chegarmos aos 300 anos de idade, a labuta irá até os 270. Isso se o governo quiser pagar aposentadoria. Afinal, você continuará jovem e produtivo o suficiente para pegar no batente. Para não morrer de tédio - de tanto trabalhar na mesma coisa -, o jeito vai ser exercer profissões diferentes. "Será possível ter mais de uma carreira ou aprender vários idiomas. O homem terá uma sabedoria jamais vista", diz Anders Sandberg, neurocientista da Universidade de Oxford.

3. FAMÍLIA - No mundo dos imortais, só se morrerá por acidentes muito graves e que não possam ser consertados a tempo. Por isso, sua família vai crescer: você vai conviver até com seu tataravô. As famílias vão ficar enormes, até porque as pessoas terão mais casamentos. Hoje os casais brasileiros vivem 11 anos juntos, em média. Um novo casamento acontece cerca de 3 anos depois da separação. Nesse ritmo, chegaríamos aos 500 anos com uns 32 casamentos nas costas.

domingo, 11 de outubro de 2015

O DIA A DIA DA CRIANÇA, de hoje e de ontem.


Tenho visto e lido muitas críticas condenando o uso de celulares e internet pelas crianças de hoje em dia,  com o argumento de que isto poderá prejudicar a sua formação. Críticas semelhantes também vimos quando surgiu a televisão. E eu pergunto o que é melhor? Esta educação tecnológica de hoje, ou aquela do passado, onde a criança cresceu ouvindo as assustadoras estorinhas do lobo mau que pega as criancinhas pra fazer mingau, com a pobre Chapeuzinho Vermelho, cuja mãe irresponsável a manda sozinha levar doce para a vovozinha, sabendo do perigo do lobo; cantigas de ninar como "boi da cara preta, vem pegar neném que tem medo de careta", e "dorme filhinho que a Cuca vem pegar, mamãe foi a feira e papai foi trabalhar", ( e sabe-se lá quem estava ninando a criançinha? )   cantigas de roda tipo "atirei o pau no gato" , que dona Chica ainda admirou-se com o berro que o gato deu, (porque não foi ela quem recebeu a paulada). Talvez muitos desses bebezinhos tenham levado ao pé da letra toda essa idiotice e hoje põem em prática seu lado perverso e atira mesmo o pau no gato. 
O uso da internet pode ter o seu lado negativo, se levarmos em conta o seu uso exagerado, mas, comparando as crianças de hoje, ligadas em tudo que é novidade tecnológica do mundo, com aquelas crianças do tempo da vovó, podemos afirmar que as de ontem eram umas bobocas. Não desmerecendo o lado lúdico e fantástico que toda menininha gosta, que é de se ver no lugar da princesa que casa com o príncipe encantado.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

V ENEB – ENCONTRO DE ESCRITORES BAIANOS - 2015

É AMANHÃ
V ENEB – ENCONTRO DE ESCRITORES BAIANOS - 2015
(Homenageia o escritor e quadrinista Antonio Cedraz).
Dias 9 e 10 de outubro – Biblioteca Pública do Estado.
Salvador/BAHIA-Brasil
PROGRAMAÇÃO
09/10/2015 (sexta-feira).
10:00 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar/Abertura.
Secretária da UBESC - União Baiana de Escritores Palmira Heine (Mestre de Cerimônia), Mesa com Roberto Leal (Presidente UBESC), Presidente da Fundação Pedro Calmon Zulu Araujo, Diretora da Biblioteca Pública do Estado Srª Ivana Lins.
10:30 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar.
Chamando Palestra de Bate-papo.
"O conceito de transmídia na criação literária", com a escritora, atriz, filosofa, produtora e gestora cultural Maria Prado de Oliveira autora do livro de contos “ Urbanos, humanos, estranhos...”, o poeta, jornalista e antropólogo Marlon Marcos com mediação do jornalista Carlos Yeshua.
10:30 hs: Espaço Quadrilátero – Térreo.
Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon (nos dias 9 e 10), com bate papo com escritores, sessão de autógrafos, intercâmbio, venda, troca e distribuição de publicações, leitura de livros, venda e exposição de livros, além de intercâmbio entre escritores. Com a participação das Editoras Baianas e de vários livreiros. “Com a participação do escritor mirim Ítalo Vasconcelos, autor dos livros: “Memórias de Luck e outras histórias” e ” A Estrela Cadente” Ed. Vento Leste/BA.
14:00 hs: Auditório Kátia Matoso – 3º andar.
Mesa de Literatura Contemporânea de hoje:
“Quais as solucionáticas para vencer as problemáticas de uma carreira de autor contemporâneo?”, com o Diretor do livro e da leitura da Fundação Pedro Calmon poeta João Vanderley de Moraes, com o presidente da União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal, o presidente da CEPA-Círculo de Estudo Pensamento e Ação, o professor e editor Germano Machado e a bibliotecária e escritora Vanda Cunha.
16:30 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar/Abertura.
Chamando Palestra de Bate-papo.
"Impactos da Literatura baiana nos intercâmbios internacionais”.
Com a escritora Clarissa Macedo, a representante da FUNCEB Karina Rabinovitz e o poeta angolano Josué Ananias Sudi, mediado pelo jornalista e editor Roberto Leal.
18:00 hs. Espaço Quadrilátero – Térreo.
Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao poeta e agitador cultural, o primeiro a receber a honraria por indicação pública popular Luar Aidner Mendez Neves, o conhecido “Luar do Conselheiro”, pelo conjunto da sua obra artística e cultural.
18: 00 hs. Lançamentos nacionais:
Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, organizador pelo jornalista e escritor Carlos Yeshua. “Prêmio Galinha Pulando de Literatura 2015” (vários autores). “Poesias ao Vento” “Vinte Poemas de Amor” e “Uma Crônica Desesperada do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus e “A poesia Cria Asas” coletânea com autores do Grupo Ágape, que também se apresentará com o seu tradicional recital do “Sarau da Onça”. O livro do cordelista brumadense José Walter Pires “A Saga de Anésia Cauaçú”, que conta a história da primeira cangaceira brasileira. Livro Antonio Burokô do escritor Domingos Ailton. Livro de poesias Jandaia & outros poemas de Milton Almeida.
19:00 hs. Dança: Grupo Neriah
Com o espetáculo “Iluminando vidas in África”.
Jovens da Igreja Batista Nacional Monte Calvário
homenageiam aos 40 Anos de Independência de Angola.
19:20 hs. Lançamentos Internacionais:
Estarão lançando suas obras, os poetas angolanos Josué Ananias Sudi com o livro de poesias “No Silêncio das Palavras” Ed. Òmnira/BA-Brasil e David Matuca com o livro “Dois Rostos Iguais” Ed. TM/SP-Brasil e o guineense Inussa Manuel Gomes com o livro de contos “Filhos da mesma Mãe separados pela margem” Ed. Independente. Teremos ainda o lançamento das coletâneas poéticas angolanas KIXIMANU e Poética Mucubal do Namibe ambas Ed. Òmnira/BA-Brasil e o lançamento da Edição número 11, da Revista Òmnira de Literatura, editada pelo jornalista e escritor Roberto Leal.
Os estrangeiros serão recepcionados pelo Deputado Estadual Manassés e autoridades convidadas das Casas africanas na Bahia, como: Iray Galrão (Casa do Benin), Dr. Camilo Afonso (Casa de Angola), a presidente da Tucanafro Drª Luislinda Valois (primeira juíza negra do Brasil) e representando a Directora Provincial de Cultura do Namibe/Angola (Drª Euracema Major – parceira UBESC/ÒMNIRA) a estudante angolana Idília Beatriz Mário.
10/10/2015 (sábado).
09:00 hs.: Momento do Livro infantil:
Comemorando o Dia das Crianças, teremos contação de história com Palmira Heine, Iray Galrão, Lucas Yuri e Sandra Popoff. Lançamento dos livros infantis: “O Reino todo Amarelo” e “O Autor é Você” da escritora e professora Palmira Heine.
11:00 hs. Apresentação circense:
Vamos colocar fogo no circo da Leitura.
Com o artista circense “Guga Freitas”
9356-3880
11:00 hs. Encerramento: Espaço Quadrilátero – Térreo.
II Sarau da UBESC com o recital dos poetas angolanos David Matuca e Josué Ananias Sudi, tendo como participante, o poeta baiano/brasileiro Douglas de Almeida e mediado pelo também poeta Roberto Leal.
“Quem não lê pouco sabe em nada opina, só ouviu dizer!”
Roberto Leal

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Acabou o escrúpulo - ISTO É


BRASIL
ISTO É      N° Edição:  2392 |  02.Out.15 - 20:00 |  Atualizado em 05.Out.15 - 17:17

Acabou o escrúpulo

Orientada por Lula, a presidente Dilma rende-se ao mais rasteiro fisiologismo e ao vale tudo político para se manter no cargo. Nada garante, porém, que ela conseguirá

Sérgio Pardellas (sergiopardellas@istoe.com.br)
Desde a primeira eleição de Dilma Rousseff, em 2010, ela e o ex-presidente Lula estiveram reunidos dezenas de vezes para debater a conjuntura política. Os dois últimos encontros entre o criador e sua criatura aconteceram na quarta-feira 23 e na quinta-feira 1 no Palácio da Alvorada e foram bem diferentes dos anteriores. Em ambos, Dilma praticamente só ouviu. O tom enfático e as palavras duras proferidas por Lula não autorizaram réplica. Instada pelo petista a promover uma reforma ministerial de modo a contemplar todas as alas do PMDB e a promover à coordenação-geral do governo um lulista de carteirinha, o ministro Jaques Wagner, a presidente aquiesceu, como se alienasse o governo com porteira fechada ao antecessor. Por isso, a reforma ministerial anunciada no final da última semana diz mais sobre Lula do que Dilma. Mas as mudanças na Esplanada também falam muito sobre a presidente. Fragilizada, a petista virou uma marionete, pois topou fazer o diabo para prosseguir com a única agenda que a consome há pelo menos seis meses: a de “não cair” – ou seja, evitar o impeachment a todo e qualquer custo. Às favas qualquer escrúpulo. Não importa – a não ser para a manutenção do poder – se para tentar se sustentar no cargo ela tenha de escalar um time de quarta divisão para comandar o seu primeiro escalão. Não importa se para empreender as mudanças no governo ela tenha de tratar com desdém os ministros descartados na reforma. Para abrir espaço no ministério da Saúde a Marcelo Castro (PMDB-PI), um apadrinhado do líder do PMDB na Câmara, o neogovernista Leonardo Picciani, Dilma não se constrangeu em demitir o petista Arthur Chioro por telefone. “É uma grande pancada que os militantes do SUS estão recebendo do governo. A decisão de lotear o cargo para tentar atrair a fidelidade do PMDB no Congresso é ingênua, posto que terá resultado efêmero, e a cada votação se restabelecerá uma nova chantagem”, lamentou o deputado do PT baiano, Jorge Solla. Sem a menor hesitação de consciência, a presidente também passou o trator sobre o respeitado filósofo Renato Janine Ribeiro, escolha comemorada havia menos de seis meses como um raro feito de seu segundo mandato. A decisão atendeu ao único propósito de acomodar na Educação Aloizio Mercadante, apeado do cargo de ministro da Casa Civil. Mercadante será o quarto ministro da Educação, área considerada prioritária por Dilma, ao menos no discurso, em apenas dez meses. Ascende à chefia da Casa Civil, Jaques Wagner, aliado de primeira hora de Lula.
abre.jpg
ELES RIEM DO QUÊ?
Desde 2010, Lula e Dilma nunca estiveram tão próximos como agora.
Reforma ministerial evidenciou que o ex-presidente voltou a mandar no governo
Para o próprio PT e parcela dos partidos que ainda permanece aliada a ela, Dilma piorou a qualidade do seu governo apenas para se safar de um processo de impedimento no Congresso. Em setores da esquerda, a mulher que um dia foi admirada pelo passado de luta contra a ditadura e pelo pulso firme com que comandou a Casa Civil, no governo Lula, hoje desperta apenas comiseração. Ao se comportar como fantoche do mentor de sua candidatura, a presidente desconsidera um importante ensinamento do florentino Nicolau Maquiavel. “Nunca se deve deixar prosseguir uma crise para escapar de uma guerra, mesmo porque dela não se foge, apenas se adia para desvantagem própria”. Para não encarar a inevitável guerra do impeachment, a ser travada em breve no Congresso, Dilma adota medidas paliativas que podem até lhe conferir uma aparente sobrevida, mas não resolvem a crise. Nem a do País nem a política, ambas fruto de seus próprios erros.
Nada garante a Dilma que ela não será abandonada na esquina pelo fisiológico PMDB. Mesmo assim, a chefe do Executivo entregou os anéis, os dedos e as jóias aos peemedebistas, num total de sete ministérios, daqueles com verba, caneta e tinta. Além de nomear Marcelo Castro para a Saúde, a presidente confirmou Celso Pansera na Ciência e Tecnologia, deslocou Helder Barbalho da extinta Pesca para os Portos e manteve Eduardo Braga, nas Minas e Energia, Kátia Abreu, na Agricultura, Eliseu Padilha, na Aviação Civil e Henrique Eduardo Alves, no Turismo (leia mais no quadro abaixo).
01.jpg
Um reluzente sinal de que a cúpula do PMDB pode lavar as mãos mais adiante, na hipótese de aprofundamento da crise política, foi a segunda negativa de Michel Temer a Dilma, num período de 15 dias. Na quinta-feira 1, ao ser procurado pela governante para endossar a indicação de alguém com mais lastro político para assumir a Ciência e Tecnologia, no lugar de Aldo Rebelo, transferido para a Defesa, Temer voltou a se recusar a carimbar a nomeação, como já o havia feito na semana anterior. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também tornou a se desvincular da reforma ministerial, embora suas digitais apareçam na nomeação de menos uma pasta. Pansera, novo ministro de Ciência e Tecnologia, é considerado seu aliado de primeira hora.
Numa outra trincheira, um grupo de 22 deputados do PMDB – um terço do total da bancada – assinou na quinta-feira 1º um manifesto contra o fato de o partido aceitar ocupar cargos na Esplanada. “Não é possível que ainda tenha espaço para esse esse ‘toma-lá-dá-cá’. Estamos vendo nessa reforma uma tentativa da presidente de diminuir as pressões ao seu mandato”, comentou o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que capitaneia a iniciativa.
DILMA-03-IE.jpg
POR TELEFONE
No afã de acomodar o PMDB, Dilma demitiu o ministro
da Saúde, Arthur Chioro, pelo celular
Embora, como se vê, nada assegure a fidelidade do PMDB, o partido, aquinhoado com sete pastas, torna-se majoritário num governo que poderá ser comandado por ele adiante, em caso de impeachment. Já o ex-presidente Lula, não bastasse ter sido o grande mentor das atuais mudanças na Esplanada, passará a contar com três petistas de sua confiança ao lado de Dilma: além de Jaques Wagner, Ricardo Berzoini, que vai assumir a nova Secretaria de Governo, e Edinho Silva (Comunicação Social). Com tanta gente para agradar, a presidente não conseguiu honrar sua promessa, feita em agosto, de eliminar 10 dos 39 ministérios. Cortou apenas oito e, embora tenha reduzido em 10% os salários do ministros, o gesto é pouco significativo diante da colossal máquina administrativa que sustenta o governo.
DILMA-10.jpg
ESTÁ DOMINADO
Todas as alas PMDB de Eduardo Cunha, Renan Calheiros
e Temer foram contempladas na reforma
Apesar de ter preservado pastas importantes, o PT ensaia um discurso alternativo que o permita desembarcar de Dilma mais à frente, se for o caso. O problema é que ao fazê-lo os petistas atiram na única bóia de salvação do governo até agora: o ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Documento formulado pela Fundação Perseu Abramo, criada e mantida pelo PT, diz que as iniciativas atuais do governo estão jogando o País em uma recessão e prejudicando os trabalhadores. Ou seja, o texto coloca na conta do necessário ajuste de Levy, ainda em seu início, todas as barbeiragens administrativas cometidas por Dilma no mandato anterior. E pede a volta justamente da política equivocada que levou o País à crise econômica atual da qual provavelmente levaremos anos para nos recuperar, cujo modelo – baseado na elevação do endividamento público, no aumento dos gastos públicos e no dinheiro do subsidiado para um seleto grupo de empresários –, se revelou um fracasso. Para o PT, no entanto, não importa as inconsistências e fragilidades do documento. Vale mais o significado político do gesto – a abertura de uma porta de saída se tudo der errado. Se tiver de abandonar Dilma à frente, o PT adotará o mesmo receituário utilizado agora pelo governo a fim de se salvar do impeachment: às favas os escrúpulos. 
02.jpg

sábado, 3 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA - Previna-se contra o Câncer de mamas.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para 2014 e 2015, que  sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro--Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil).


Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.

Alterações devem ser relatadas ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou do exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde.

O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:


Nódulo único endurecido.
Abaulamento de uma parte da mama.
Edema (inchaço) da pele.
Eritema (vermelhidão) na pele.
Inversão do mamilo.
Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
Sensação de nódulo aumentado na axila.
Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
Inchaço do braço.
Dor na mama ou mamilo.


Fonte: Instituto Oncoguia
(Google)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A MÚSICA

A Música 

Sempre presente na vida
Seja qual for a idade 
Sem contraindicação
Nem prazo de validade
O tempo você escolhe
No arquivo do coração
O seu efeito só se colhe
Onde existe emoção






Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...