Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Aumento da expectativa de vida. É para rir ou chorar?



Muito me preocupa as estatísticas que apontam um aumento da expectativa de vida das pessoas no mundo e, principalmente, no Brasil. Mesmo que a qualidade de vida melhore não será fácil administrar uma longevidade. Sabemos das limitações naturais que acompanham o envelhecer. Nem vou falar do que já sabemos no que diz respeito ao acesso à saúde pública e previdência social. E, nesse mundo conturbado, que ninguém tem tempo para cuidar de seus filhos, imagine cuidar de seus idosos. Digo idosos porque as gerações vão se confrontar. Se for certo que a média de vida já está chegando aos 85, podendo até mesmo ultrapassar os cem, poderemos nos deparar com anciãos de 120 anos, cujos filhos terão 100 anos e netos  80. Podendo até acontecer que os filhos e netos deste  centenário morram antes dele, por algum motivo ligado a deficiências da idade. Que alegria teria essa criatura de  ver seus entes queridos morrerem e ela ficar? Ninguém gosta de enterrar filhos ou netos. E quem estaria cuidando do idoso vulnerável? os bisnetos de 60? Mesmo que até lá já tenhamos boas creches para idosos a situação não será nada agradável. Sendo assim, melhor parar por aqui para não desencantar os que acham que estender a vida ao máximo, mesmo com todos os entraves, é uma grande conquista. 

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Bombeamento Sódio/Potássio nos neurônios

Resumo destacado do Site Anatomia e Fisiologia Humanas
Professora Ana Luisa Miranda Vilela-
  http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp

O impulso nervoso
A membrana plasmática do neurônio transporta alguns íons ativamente, do líquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta ao líquido extracelular. Assim funciona a bomba de sódio e potássio, que bombeia ativamente o sódio para fora, enquanto o potássio é bombeado ativamente para dentro.Porém esse bombeamento não é eqüitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular.





                                        ##########
A bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para síntese de proteína e respiração, e o bombeamento de sódio para o meio extracelular permite a manutenção do equilíbrio osmótico.



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Mulher grávida não é mais gestante?

Estão querendo nos enlouquecer. .

A estupidez  paranóica do  politicamente correto, em prol das minorias transgêneras, sugere que não existe mulher nem homem.  Sendo assim mulher grávida não pode ser chamada de "gestante", passando a ser chamada de " pessoa grávida" porque uma mulher pode querer virar homem e também gerar um filho. E alegam que é para respeitar a "diversidade". Que diversidade é essa se não existe mais mulher nem homem e sim pessoa? Se é para uniformizar, onde está a diversidade? 
Ora, o vermelho só é vermelho porque existe o amarelo. Não haveria cor. Tudo seria igual.
Essa loucura surgiu porque Hayden Cross, um britânico de vinte anos e que nasceu mulher, está se transformando num “homem” e quer engravidar. Isso fará com que ele seja o primeiro “homem” britânico a dar a luz. Essa insanidade vindo da Inglaterra, que está se separando da união Europeia por se achar diferente do resto do mundo, é uma incoerência.  E pasmem,  médicos e enfermeiras britânicos estão sendo orientados para não usarem a palavra "vagina" e sim "buraco da frente" para não ofender a minoria trans. E não para por aí. Não pode dizer " homem nascido nem mulher nascida" nem também "biologicamente feminino ou biologicamente masculino
 Abolindo o  feminino e masculino, também terão que abolir as palavras "ele e ela". E aí? Que termos devemos usar para não ofender a minoria?
Até me provem o contrário, biologicamente falando homem não engravida. Infelizmente.
 E, de acordo com a reportagem, felizmente ainda existe gente normal como Laura Perrins que faz campanha contra este tipo de insanidade e diz: "Todo médico sabe que somente mulheres podem ter filhos. Dizer o contrário é ofensivo e perigoso. Isso irá ofender todas as mulheres do país, e é um exemplo de uma maioria de mulheres sendo insultada por uma minoria minúscula de pessoas”.  






Navegar é preciso

É "preciso" saber usar as palavras com "precisão"

Significado de Preciso

Preciso no sentido de precisão- Exatidão; rigor no registro e na definição do valor, do peso ou da medida de algo ( navegar é preciso )
Ou no sentido de necessário, necessitar,  indispensável - eu preciso de você - necessito de você.

Significado de Preciso Por volnylson almeida de castro (PE) em 12-07-2010:

"Ao fazer uma citação do Fernando Pessoa, Lula no Rio, durante o "batismo" de um navio, que estava sendo colocado na água sob a mira do primeiro ministro de Portugal, e outras figuras importantes, o Lula fez, de improviso, a citação abaixo, dizendo que os versos eram do poeta Caetano Veloso, e logo depois, completou, indagando: "Ué, viver não é preciso, ou será morrer?".Preciso nesse caso era relativo à precisão das cartas marítimas dos navegadores portugueses e suas naus, e não à necessidade, que aí sim, teria mais a ver com o viver e não com o navegar. 
Navegar é preciso Viver Não é preciso!" 

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Nem tudo que rima faz sentido



As rimas nem sempre valorizam o poema. Algumas vezes até os desqualificam. Principalmente quando usadas apenas para caberem em  versos de uma música.
Por exemplo: nunca entendi porque o grande compositor brasileiro, Noel Rosa, disse nesta música  -
"Quando morrer
não quero choro nem vela
quero uma fita amarela
gravada com o nome dela".
Não sei se a fita amarela foi usada por ele em vida, ou se foi usada apenas para rimar com vela e com ela.  Nessa mesma música tem outra estrofe curiosa:
"Se existe alma.
se há outra encarnação.
eu queria que a mulata
sapateasse no meu caixão" .
Mas será que a mulata ( termo hoje politicamente incorreto) teria que sapatear em cima do caixão só pra rimar com encarnação?Já que ele disse em outra estrofe, mais adiante -
"Estou contente,
consolado por saber
que as morenas tão formosas
a terra um dia vai comer".
Esse comer rimando com saber, que pode ter duplo sentido,  eu entendi como vingança. Tudo bem, já que vingança se usava muito em letra de música da época. Mas, depois de sapatear em seu caixão ele fica contente dela ser comida pela terra? 

Porém, quero deixar claro, que nada disso invalida o trabalho deste compositor,  autor de Três Apitos, uma das mais lindas músicas de Noel, que era também um boêmio, cantor e violonista.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Crânio Obliterado


        Sempre que ouço o termo "cérebro engessado" para fazer analogia ao fanatismo de alguém, lembro de um episódio em sala de aula quando ensinava biologia. Estava usando um modelo de crânio em gesso para explicar sua anatomia, suas partes e suturas. Foi  quando um aluno falou para o outro que o cérebro dele era 'engessado e obturado', se referindo à cabeça dura do colega, devido a ideias fixas e outras intempéries do aluno em sala de aula,  o qual não gostou nada da zoeira dos colegas e quase saíram no tapa. Acalmei a briga e aproveitei para falar de uma anomalia que não estava no assunto, a "obliteração precoce do crânio"  (soldadura precoce de suturas cranianas). Havendo uma obliteração antes dos dois primeiros meses de vida, o desenvolvimento do encéfalo fica comprometido e o indivíduo pode apresentar uma série de  anomalias, não se descartando até a possibilidade de um retardo mental. O que não era o caso do aluno, que de retardado não tinha nada, apenas era muito teimoso e polêmico. Basta dizer que ele era fanático pelo então presidente João Figueiredo, o que gerava polêmica entre seus colegas de terceiro ano colegial.
Mas, Ideia fixa, fanatismo, teimosia, preconceito,  radicalismo, que algumas pessoas possuem, nada tem a ver com cérebro ou crânio obliterado. Trata-se muitas vezes de educação, cultura, falta de senso crítico e de uma boa leitura que leve a reflexão e discernimento para entender e aceitar uma situação ou opinião, que deve ser respeitada. Muito embora, havendo exagero, essas atitudes possam apontar um certo desequilíbrio psíquico porque inebria a razão, segundo os psiquiatras. Portanto, cérebro engessado é apenas uma analogia referente aos fanáticos,  e  desengessar a mente é saudável, rompe o conformismo e faz crescer. 








   

Mulheres que atravessaram o século

Fazendo parte desta Coletânea  Por detrás de uma grande conquista existe uma grande história. Ao me deparar com uma foto da minha primeira C...