Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Fake-news, ou Fofoca, é coisa antiga.

 Se com todas essas informações internetizadas de hoje, transmitidas ao vivo, ainda espalham notícias falsas, imaginem o que não inventaram ou distorceram na historiografia da humanidade. 
Sabemos que desde antes da escrita já se contava muitas  histórias de povos antigos que foram passando de geração em geração e escrita muito tempo depois, mas qual realmente é a verdadeira não sabemos. Diz o ditado que quem conta um conto aumenta um ponto. Como acreditar, por exemplo, na história de que na noite da concepção de Siddhartha Gautama (o Buda), a mãe dele, a rainha Maya, sonhou que um elefante branco, com seis presas brancas, entrou em seu lado direito e dez meses mais tarde Buda nasceu, isso 500 anos antes de Cristo. É mais incrível que a história da virgem Maria, mãe de Jesus, a imaculada. E será que Sócrates disse mesmo tudo que é atribuído a ele, ou Platão inventou? Sócrates falava mas não escrevia.. Foi Platão quem escreveu sobre a vida de Sócrates e seus ensinamentos, mas de uma forma idealizada. Também o  Filósofo da Grécia Antiga, Epicuro (-341 // -270 a.C), foi vítima de calúnias que até hoje são reproduzidas sem que se mude nada. A sua filosofia era voltada para a felicidade, o prazer, a ausência de dor, e que o bem e o mal só existe na sensação. Foi acusado de desonesto, preguiçoso, maldoso, ladrão de ideias alheias, etc.,  pelos idealistas, segundo Michael Onfray diz no seu livro Potência de existir. No Brasil, com a aproximação das eleições de 2018, o que mais temos vistos são fakes-news. Sem falar das mentiras que contam a respeito do Regime Militar de 64, com receio do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, que tem sido vítima, também, de muitas calúnias.A vantagem, hoje em dia, é que rapidamente os Fakes podem ser desmentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...