Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A expressão "CONCERTO"

Acredita-se que foi Diego Ortiz, músico espanhol que viveu no século XVI, o primeiro a se valer da expressão concerto para nomear um gênero de composição. Antes do seu Concerto para 5 vihuelas - publicado em Roma, em 1553 -, não existe registro de outra obra que trouxesse a mesma designação. Nota-se assim, pela primeira vez, o uso da qualificação "concerto" significando música para um conjunto instrumental, sendo que no caso de Ortiz, o grupo se  compunha de vihuelas - nome porque se conheciam na Espanha entre os séculos XII e XVIII, os instrumentos de corda com braço, quer de arco quer dedilhados. A partir do músico espanhol, contudo, o termo foi abrangendo áreas de composição que não se limitavam ao conjunto instrumental, aplicando-se também a motetos, para vozes e instrumentos, a trabalhos para um só instrumento, a peças para alguns solistas e orquestra ( como o Concerto Grosso barroco) ou para um único instrumento e orquestra.
Ao que parece, o gênero se instalou na Alemanha por intermédio de J.S. Bach, que escreveu concertos em diversas formas: para um único instrumento, para instrumento e orquestra e para muitos instrumentos. Nos pequenos estados alemães, antes de Bach, os concertos na sua mais esmerada forma para um ou muitos  instrumentos executantes, provinham da Itália (particularmente de Veneza) que ganhava aprovação da nobreza, com entusiasmo, para o seu deleite, mantendo em seus palácios pequenos conjuntos orquestrais fazendo-os executar periodicamente. Um desses nobres influentes era o margrave de Brandenburgo, Cristian Ludwig, jovem príncipe prussiano, celibato, que estudava profundamente música e colecionava partituras de concertos compostos por autores da época, a  quem Bach lhe fora apresentado em 1719, pelo príncipe Leopold Anhalt- Cohethen, que tinha a seu serviço o músico alemão desde essa época e o acompanhava a fim de que ele se apresentasse em outros estados.
( fonte: Coleção Grandes Compositores da Música Universal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...