Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2026

Para onde nos leva este mundo flutuante

 PARA ONDE NOS LEVA ESTE MUNDO FLUTUANTE?


Neste contexto atual do efêmero, do passageiro, onde nada mais é sólido nem permanente, contrariandoo o que é básico na existência humana, "o que fica e o que passa", estamos perdendo a nossa identidade, que sem dúvida, está nas origens da cultura da humanidade. Mas o pior é que perdendo os valores básicos perdemos também o que consideramos essencial para a convivência entre as pessoas na sociedade.

Hoje em dia a mentira, a injustiça a falta de solidariedade, o individualismo, e a mercantilização do ser, que valoriza mais o ter, estão obscurecendo tudo aquilo que antes nos dava segurança. Estamos flutuando na nuvem tecnológica, e, como toda nuvem, está sempre mudando de forma e lugar. E o que devemos fazer para resgatar o alicerce que está também ruindo? Apelar para a cultura talvez fosse a saída, se ela também não estivesse abalada, mal interpretada, usada como propaganda para obtenção de poder, e descartada como mercadoria de 1,99. Vimos, há pouco, que o primeiro pensamento da Ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, recém nomeada, foi o de querer banir a obra de Monteiro Lobato, que retrata a cultura da época, por considerá-la racista. Este exemplo pode parecer fora do contexto, mas não está. É a cultura que nos torna humanos, pois nascemos frágeis e dependentes dela, a fim de sobrevivermos no meio em que nos criamos. Para compreendermos os dias atuais é necessário estudar o passado e não solapá-los.

Não sei se ainda é de interesse nosso resgatar o que essa sociedade flutuante está demolindo. Se for, temos que dá início ao processo. Ou, então, abrir mão e partir para traçar outro destino, que nos privará do convívio saudável que nos faz solidários e felizes, dentro de um espaço real onde as cidades e as idéias se interligam. A geração de hoje, nascida e criada no intercâmbio das relações virtuais, talvez não perceba, ainda, que sob seus pés as raízes estão se transformando em areia movediça. 


sábado, 18 de abril de 2026

Bienal do Livro da Bahia

 DARCY BRITO NA BIENAL DO LIVRO


A professora e escritora Darcy Brito participou  da Bienal  do Livro  da Bahia no  Centro de Convençoēs que recebeu um grande número de visitantes.



Ela aí na Aza B,  no stand da Leia Mais, que é uma empresa paulista especialista em eventos literários. 
Darcy Brito já tem vários livros publicados e  participou das bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre seus titulos estão o romance de estreia Rainha Sem Faixa, na segunda edição, Os que Desaparecem Nunca Morrem, Os Dois Mundos de Prudêncio, Onde Estou?. Os infanto-juvenil Baú do Vovó Pança e Melão Amarelão; além de participação nas coletâneas de poesias e contos: A Carta que Não Escrevi , Contos de uma Vida e o livro  Poemas do Tempo, este lançado pela Editora Òmnira em Dezembro de 2024.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

BRASIL SANCIONADO


 Brasil Sancionado 


Acredito que a situação atual do nosso país é devido aos anos de negligência do lado direito que não priorizou as ações para combater esses absurdos que estão levando o Brasil para o lado esquerdo. Tivemos um presidente bem intencionado, eleito em 2019, que sofreu uma perseguição ferrenha durante todo seu mandato, coisa nunca vista em lugar nenhum do mundo. E hoje, como ex-presidente condenado  sem nenhuma explicação, a situação só piora. Agora está difícil haver um consenso político.Temos Parlamentares eleitos sem voz e ameaçados de prisão, inocentes na cadeia simplesmente por se manifestarem a favor do Brasil, pessoas se exilando, imprensa vendida etc.. E, apesar da campanha contra a ditadura do STF, foi necessário uma interferência de outro país através da lei Magnitsky com sanções para acordar o povo. Só espero que não seja tarde demais e que o povo brasileiro do bem procure agir da melhor forma para evitar que o comunismo se instale.

domingo, 22 de junho de 2025

Trump deu ultimato ao Irã

 

Trump deu ultimato ao Irã

Após anunciar que os EUA atacaram três instalações nucleares no Irã, Trump disse que o objetivo da ação foi “acabar com a capacidade nuclear do Estado patrocinador número 1 do terrorismo do mundo” e que as “capacidades de enriquecimento de urânio [do Irã] foram completamente obliteradas”.

Fonte: Gazeta do Povo

sexta-feira, 13 de junho de 2025

BRASIL, UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO

 Fonte : Google

Visão geral criada por IA


O Brasil é um país rico em diversos tipos de recursos naturais, minerais e humanos. Suas riquezas incluem: minerais como ferro, ouro, cobre, nióbio e petróleo, além de uma vasta e rica biodiversidade, grandes reservas de água doce, terras férteis e uma diversidade cultural impressionante. 

Riquezas Naturais: 

  • Minerais:
    O Brasil abriga uma grande variedade de minerais, como ferro, ouro, cobre, níquel, alumínio, estanho, nióbio, manganês e outros.
  • Petróleo:
    O Brasil possui reservas significativas de petróleo, especialmente nas bacias de Campos e Santos. 
  • Gás Natural:
    O país também tem reservas de gás natural, que são utilizadas para a geração de energia. 
  • Água Doce:
    O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta, com importantes rios e aquíferos. 
  • Biodiversidade:
    O país é conhecido por sua imensa diversidade biológica, com florestas amazônicas, cerrados, manguezais, praias e outros ecossistemas. 
  • Terras Agrícolas:
    O Brasil tem uma grande extensão de terras agricultáveis, que são utilizadas para a produção de diversos produtos agrícolas. 

Riqueza Cultural e Humana: 

  • Diversidade Cultural:
    O país é conhecido pela sua diversidade cultural, com diferentes regiões, tradições, culinária e manifestações artísticas. 
  • Recursos Humanos:
    O Brasil possui uma população grande e diversificada, com um grande potencial de desenvolvimento. 

Importância Econômica: 

  • Atividade Econômica:
    O Brasil é um país com uma economia diversificada, que engloba os setores primário, secundário e terciário. 
  • Exportações:
    O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas, minerais e industrializados, como soja, minério de ferro, petróleo e carne. 

As riquezas do subsolo brasileiro

A quantidade e variedade de minerais contidos no subsolo do Brasil são provenientes da formação geológica da superfície do país. Nesse sentido, o território é privilegiado, pois apresenta um grande potencial na produção de minérios que coloca o país em destaque no cenário mundial nesse tipo de atividade extrativista.
Dentre os muitos tipos de minérios encontrados, o país se destaca na produção, sobretudo, de ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco etc.

A extração dos minerais citados fez do país um dos principais produtores do mundo. Esse ramo de atividade responde por cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) que é desenvolvida essencialmente por empresas estrangeiras e nacionais que dispõe de grande capital para investimento no setor ao qual é requerido.


As principais jazidas de minérios do Brasil

Serra dos Carajás (PA)

Região localizada no estado do Pará que representa uma das principais aglomerações de minério de ferro do mundo e a maior reserva do Brasil, além de conter significativas jazidas de manganês, ouro, cobre e níquel.

Vale do Trombetas (PA)

Região que abriga a maior concentração de bauxita do Brasil e uma das principais do mundo, a região responde por 79% da produção desse minério, é destinado à exportação e ao abastecimento de indústrias de alumínio.

Maciço do Urucum (MS)

Área localizada no Mato Grosso do Sul que detém uma grande jazida de ferro e manganês que ainda não foi efetivamente explorada, a parcela produtiva tem como destino o mercado argentino.

Quadrilátero Ferrífero ou Central (MG)

Região que representa o maior produtor de ferro do país, além de extrair manganês e ouro a produção é destinada à exportação e abastecimento do mercado interno.

Desigualdade: 63% da riqueza do Brasil está nas mãos de 1% da população, diz relatório da Oxfam.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung



Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung: a década de terror que transformou a China num campo de perseguição.
(Portal Novo Norte)



Durante dez anos, entre 1966 e 1976, a China mergulhou em um dos períodos mais sombrios da sua história recente. Comandada por Mao Tsé-Tung, líder máximo do Partido Comunista Chinês, a Revolução Cultural foi apresentada como uma tentativa de “purificar” a sociedade das influências burguesas e preservar os ideais do comunismo. Na prática, o que se viu foi uma campanha de perseguição, humilhação pública, censura, tortura e assassinato de milhões de cidadãos, muitos deles inocentes.

Mao estava perdendo espaço político após os desastres do “Grande Salto Adiante”, que já havia matado dezenas de milhões pela fome. Para retomar o controle, ele convocou os jovens a se levantarem contra os "revisionistas" infiltrados no partido e nas instituições. Nascia assim o movimento dos Guardas Vermelhos, uma massa de estudantes radicalizados que receberam carta branca para perseguir professores, autoridades, religiosos, intelectuais e até os próprios pais, acusando-os de “pensamentos reacionários”.

Escolas foram fechadas, bibliotecas queimadas e templos históricos destruídos. Obras de Confúcio, clássicos da literatura chinesa e livros estrangeiros foram lançados ao fogo. Qualquer um que demonstrasse costumes considerados "ocidentais" ou "elitistas" era denunciado publicamente. Pessoas eram forçadas a usar placas penduradas no pescoço com acusações absurdas e a rastejar diante de multidões, sendo espancadas até a morte em muitos casos.

Segundo estimativas de pesquisadores como Frank Dikötter, autor de The Cultural Revolution: A People's History, pelo menos 2 milhões de pessoas foram mortas, e dezenas de milhões sofreram prisões arbitrárias, torturas ou trabalhos forçados. Os dados exatos são incertos porque o governo chinês jamais permitiu acesso completo aos arquivos da época. A violência foi sistêmica e alimentada pelo próprio aparato estatal, que premiava denúncias e silenciava qualquer resistência.

Famílias foram destruídas por acusações feitas dentro de casa. Crianças denunciavam pais. Irmãos se voltavam uns contra os outros. O culto à personalidade de Mao atingiu níveis religiosos: seu “Livro Vermelho” era tratado como sagrado, e sua imagem estava em todos os lugares. Qualquer crítica — mesmo a uma decisão local — podia ser interpretada como traição ao líder supremo, com consequências fatais.

Durante esse período, o país praticamente paralisou seu desenvolvimento intelectual. Universidades deixaram de funcionar, cientistas foram ridicularizados e perseguidos, e o campo cultural se reduziu à repetição de slogans e encenações favoráveis ao regime. A medicina tradicional foi atacada, a arquitetura antiga demolida e líderes do próprio partido foram presos, como Deng Xiaoping, que viria a se tornar o futuro reformador da China nos anos 1980.

A morte de Mao, em 1976, marcou o fim da Revolução Cultural. A geração que sobreviveu ao período carrega até hoje cicatrizes psicológicas e sociais profundas. O Partido Comunista Chinês chegou a reconhecer “excessos”, mas jamais permitiu uma discussão pública franca ou responsabilizou diretamente os líderes pelos crimes cometidos. Até hoje, o tema é tabu nas escolas e nos meios de comunicação controlados pelo governo.

A Revolução Cultural não foi apenas um erro político: foi um experimento social conduzido por um Estado totalitário que incentivou o ódio como forma de controle. O terror, a desinformação e a censura foram usados como armas para reescrever a realidade e eliminar qualquer forma de pensamento livre. Para o mundo, fica a lição amarga do que acontece quando um regime concentra todo o poder em uma ideologia que considera qualquer oposição uma ameaça a ser exterminada.


Fonte: Portal Novo Norte

WhatsApp: 63 98121-2858

E-mail: portalnovonorte@gmail.com

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Cuidados com a Onda de Calor

 Prejuízos das ondas de calor para quem tem doenças no coração

Indivíduos com histórico de condições cardíacas podem experimentar agravamento dos sintomas durante as ondas de calor. Quando o coração acelera, pessoas com problemas cardíacos podem “descompensar” da sua doença, havendo sintomas como:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar e sensação de desmaio.

“No suor, além de água, perdemos íons importantes, chamados eletrólitos, com sódio e potássio, o que pode desencadear arritmias graves”, aponta.

De acordo com o Dr. Gismondi, pacientes com insuficiência cardíaca mais conhecida como coração fraco, e/ou aqueles com angina e/ou passado de infarto, são os que possuem maior risco de ter complicações durante altas temperaturas.

Essa população deve evitar esforços físicos intensos, especialmente ao ar livre, e buscar ambientes mais frescos.

Como proteger o coração durante as ondas de calor

“Em dias de muito calor, procure ambientes arejados e frescos, ventiladores e, claro, um bom ar-condicionado”, orienta o cardiologista.

O médico recomenda ainda que nesses dias, exercícios em áreas externas, principalmente entre 10 e 16h, quando o calor é mais intenso, sejam evitados.

Veja abaixo outras medidas para proteger o coração durante as ondas de calor:

Beba bastante líquido: beba água regularmente ao longo do dia, de modo que sua urina esteja sempre clara. O calor aumenta a transpiração, o que pode levar à desidratação. A desidratação pode aumentar o risco de complicações cardiovasculares.

Faça alimentação leve: opte por refeições leves e balanceadas. Evite alimentos pesados e ricos em gorduras, pois podem aumentar o desconforto durante o calor.

Vista-se adequadamente: use roupas leves e de cores claras para refletir a luz solar e ajudar a manter o corpo mais fresco.

Conscientização dos sintomas: esteja ciente dos sinais de exaustão pelo calor, como tonturas, náuseas, pulso rápido e pele vermelha e quente. Se esses sintomas ocorrerem, procure um local mais fresco, hidrate-se e procure ajuda médica, se necessário.

“A atividade física deve ser feita sob orientação profissional e, se você tem problemas de coração, procure uma clínica de reabilitação cardíaca. O treino deve ser gradual – não tente compensar tudo no primeiro dia de exercícios e respeite seus limites”, alerta o médico.

O cardiologista orienta que se você tiver problemas no coração, é necessário manter o uso regular de suas medicações e a realização de consultas periódicas com seu médico para garantir que a saúde esteja estável e em boas condições para o verão.

Fonte: Google

Para onde nos leva este mundo flutuante

  PARA ONDE NOS LEVA ESTE MUNDO FLUTUANTE? Neste contexto atual do efêmero, do passageiro, onde nada mais é sólido nem permanente, contraria...