domingo, 4 de março de 2012

Não coloquem a Filosofia num pedestal

Filosofar ou falar de filosofia não significa apenas citar os grandes filósofos do passado. A filosofia é pensamento, que deu origem às outras ciências. A partir do momento em que o homem se fez a primeira pergunta: quem sou eu, de onde vim, a filosofia nasceu. Vamos tornar o ensino da filosofia mais acessível, conectado com a vida. Aliás, fazer filosofia com bases na natureza biológica, acredito,  seria mais compreensível. A filosofia não pode ser um saber desvinculado da vida. É de suma importância ler e interpretar os grandes filósofos do passado, mas com a visão de hoje. O eruditismo em excesso é muitas vezes petrificante.
De acordo com a tese do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860), a sabedoria é atemporal e apolítica, ainda que trate de questões políticas e do tempo presente que estão fundamentalmente ligadas ao desenvolvimento humano. Ele propõe um ensino de Filosofia a partir de textos reunidos no qual o próprio estudante deveria se esforçar para compreender o pensamento original do filósofo, seguindo o seu próprio caminho. Ele critica a noção de quanto maior a dificuldade de se interpretar o sentido fundamental de um texto maior seria a "aura" de genialidade de seu autor, levando o leitor a se sentir intelectualmente deficiente. (Resumo e interpretação pessoal da leitura do artigo "O problema do conhecimento (in)útil", da Revista Filosofia de janeiro de 2012).

Falando como platéia.

Tenho muito respeito pelos artistas de um modo geral, pois acho que eles são seres escolhidos para tornar a nossa vida mais alegre e mais l...