Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

V ENEB – ENCONTRO DE ESCRITORES BAIANOS - 2015

É AMANHÃ
V ENEB – ENCONTRO DE ESCRITORES BAIANOS - 2015
(Homenageia o escritor e quadrinista Antonio Cedraz).
Dias 9 e 10 de outubro – Biblioteca Pública do Estado.
Salvador/BAHIA-Brasil
PROGRAMAÇÃO
09/10/2015 (sexta-feira).
10:00 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar/Abertura.
Secretária da UBESC - União Baiana de Escritores Palmira Heine (Mestre de Cerimônia), Mesa com Roberto Leal (Presidente UBESC), Presidente da Fundação Pedro Calmon Zulu Araujo, Diretora da Biblioteca Pública do Estado Srª Ivana Lins.
10:30 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar.
Chamando Palestra de Bate-papo.
"O conceito de transmídia na criação literária", com a escritora, atriz, filosofa, produtora e gestora cultural Maria Prado de Oliveira autora do livro de contos “ Urbanos, humanos, estranhos...”, o poeta, jornalista e antropólogo Marlon Marcos com mediação do jornalista Carlos Yeshua.
10:30 hs: Espaço Quadrilátero – Térreo.
Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon (nos dias 9 e 10), com bate papo com escritores, sessão de autógrafos, intercâmbio, venda, troca e distribuição de publicações, leitura de livros, venda e exposição de livros, além de intercâmbio entre escritores. Com a participação das Editoras Baianas e de vários livreiros. “Com a participação do escritor mirim Ítalo Vasconcelos, autor dos livros: “Memórias de Luck e outras histórias” e ” A Estrela Cadente” Ed. Vento Leste/BA.
14:00 hs: Auditório Kátia Matoso – 3º andar.
Mesa de Literatura Contemporânea de hoje:
“Quais as solucionáticas para vencer as problemáticas de uma carreira de autor contemporâneo?”, com o Diretor do livro e da leitura da Fundação Pedro Calmon poeta João Vanderley de Moraes, com o presidente da União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal, o presidente da CEPA-Círculo de Estudo Pensamento e Ação, o professor e editor Germano Machado e a bibliotecária e escritora Vanda Cunha.
16:30 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar/Abertura.
Chamando Palestra de Bate-papo.
"Impactos da Literatura baiana nos intercâmbios internacionais”.
Com a escritora Clarissa Macedo, a representante da FUNCEB Karina Rabinovitz e o poeta angolano Josué Ananias Sudi, mediado pelo jornalista e editor Roberto Leal.
18:00 hs. Espaço Quadrilátero – Térreo.
Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao poeta e agitador cultural, o primeiro a receber a honraria por indicação pública popular Luar Aidner Mendez Neves, o conhecido “Luar do Conselheiro”, pelo conjunto da sua obra artística e cultural.
18: 00 hs. Lançamentos nacionais:
Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, organizador pelo jornalista e escritor Carlos Yeshua. “Prêmio Galinha Pulando de Literatura 2015” (vários autores). “Poesias ao Vento” “Vinte Poemas de Amor” e “Uma Crônica Desesperada do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus e “A poesia Cria Asas” coletânea com autores do Grupo Ágape, que também se apresentará com o seu tradicional recital do “Sarau da Onça”. O livro do cordelista brumadense José Walter Pires “A Saga de Anésia Cauaçú”, que conta a história da primeira cangaceira brasileira. Livro Antonio Burokô do escritor Domingos Ailton. Livro de poesias Jandaia & outros poemas de Milton Almeida.
19:00 hs. Dança: Grupo Neriah
Com o espetáculo “Iluminando vidas in África”.
Jovens da Igreja Batista Nacional Monte Calvário
homenageiam aos 40 Anos de Independência de Angola.
19:20 hs. Lançamentos Internacionais:
Estarão lançando suas obras, os poetas angolanos Josué Ananias Sudi com o livro de poesias “No Silêncio das Palavras” Ed. Òmnira/BA-Brasil e David Matuca com o livro “Dois Rostos Iguais” Ed. TM/SP-Brasil e o guineense Inussa Manuel Gomes com o livro de contos “Filhos da mesma Mãe separados pela margem” Ed. Independente. Teremos ainda o lançamento das coletâneas poéticas angolanas KIXIMANU e Poética Mucubal do Namibe ambas Ed. Òmnira/BA-Brasil e o lançamento da Edição número 11, da Revista Òmnira de Literatura, editada pelo jornalista e escritor Roberto Leal.
Os estrangeiros serão recepcionados pelo Deputado Estadual Manassés e autoridades convidadas das Casas africanas na Bahia, como: Iray Galrão (Casa do Benin), Dr. Camilo Afonso (Casa de Angola), a presidente da Tucanafro Drª Luislinda Valois (primeira juíza negra do Brasil) e representando a Directora Provincial de Cultura do Namibe/Angola (Drª Euracema Major – parceira UBESC/ÒMNIRA) a estudante angolana Idília Beatriz Mário.
10/10/2015 (sábado).
09:00 hs.: Momento do Livro infantil:
Comemorando o Dia das Crianças, teremos contação de história com Palmira Heine, Iray Galrão, Lucas Yuri e Sandra Popoff. Lançamento dos livros infantis: “O Reino todo Amarelo” e “O Autor é Você” da escritora e professora Palmira Heine.
11:00 hs. Apresentação circense:
Vamos colocar fogo no circo da Leitura.
Com o artista circense “Guga Freitas”
9356-3880
11:00 hs. Encerramento: Espaço Quadrilátero – Térreo.
II Sarau da UBESC com o recital dos poetas angolanos David Matuca e Josué Ananias Sudi, tendo como participante, o poeta baiano/brasileiro Douglas de Almeida e mediado pelo também poeta Roberto Leal.
“Quem não lê pouco sabe em nada opina, só ouviu dizer!”
Roberto Leal