Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2024

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR

Redação Warren

Alan Turning


Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes responsáveis por isso é o cientista e matemático britânico Alan Turing.

Apesar de sua importância ser inegável para o mundo, seu nome era pouco conhecido pelo grande público antes do lançamento do filme biográfico “O Jogo da Imitação”, de 2015, estrelado por Benedict Cumberbatch e Keira Knightley. 

Considerado uma das mentes mais brilhantes do século passado, Alan Turing desenvolveu a base da computação moderna e ajudou os aliados a vencerem a 2ª Guerra Mundial desvendando o Enigma da inteligência nazista.

Mas a confidencialidade de seu trabalho e a perseguição contra homossexuais na Inglaterra fizeram com que pouco de seu trabalho fosse reconhecido em vida.

Apesar de suas contribuições significativas à sociedade, Turing foi condenado por indecência e sofreu castração química aos 39 anos. O motivo? Ele mantinha relações com outro homem, e a prática da homossexualidade era considerada um crime na Inglaterra — e só deixou de ser ilegal em 1967. 

Mesmo considerando os avanços conquistados pela luta por direitos LGBTQIA+, segundo o jornal The Guardian, a polícia do Reino Unido relatou que os crimes de homofobia quase dobraram durante a pandemia do coronavírus.

Somado a isso, dados da fundação Stonewall mostram que mais de ⅓ das pessoas LGBTQIA+ ainda escondem sua identidade no ambiente de trabalho por medo de discriminação. 

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do cientista Alan Turing e os impactos que suas ideias tiveram na sociedade atual

Vamos lá? 

Quem foi Alan Turing

Nascido em Londres em 1912, Alan Turing apresentou sinais de sua genialidade ainda na infância.

Aos 15 anos, já resolvia problemas matemáticos complexos sem nunca ter estudado cálculo e questionava a elaboração das teorias da relatividade de Albert Einstein.

Aos 24, desenvolveu um modelo computacional teórico, chamado hoje de Máquina de Turing, que contribuiu para os fundamentos da computação moderna.

Em 1939, no início da 2ª Guerra Mundial, Turing trabalhou em Bletchley Park, uma organização secreta britânica de quebra de códigos. Na época, mensagens de rádio eram interceptadas e utilizadas para descobrir coordenadas secretas com frequência, porém a Enigma, máquina de código utilizada pelos nazistas, tornava as mensagens praticamente impossíveis de serem traduzidas. 

Foi nesse período que Turing desenvolveu o projeto de sua Bombe, uma máquina eletromecânica que permitiria ler as mensagens da Enigma mais rápido do que qualquer outra pessoa ou aparelho.

Sua criação tornaria-se a principal ferramenta para decodificar mensagens, uma arma valiosa que auxiliou os aliados na vitória contra as tropas de Hitler na Alemanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...