Vamos falar de Sugestionabilidade.
Por que será que os marqueteiros têm tanto êxito nas vendas
de certos produtos?
A dúvida, a insegurança, o medo, a incapacidade de pensar e
refletir, é um terreno fértil para quem sabe usar do poder da indução, da sugestão,
que invadem mentes acomodadas, que aceitam o que lhe é sugerido, muitas vezes
sem contestar. A chamada preguiça mental.
Nas diversas áreas temos profissionais com esse intuito. Na
mídia, na ciência, na política, na religião, indústrias. São mentores prontos
para enganar os sugestionáveis, que não sabem discernir ou não tentam, já que
mudanças assustam e as pessoas se adaptam às suas situações. É a chamada
síndrome de Estocolmo em que a vítima desenvolve emoções positivas em relação
aos seus captores. Vejamos o exemplo dos petistas radicais. Não adianta tentar
dissuadi-lo do contrário mesmo mostrando provas. É uma espécie de hipnose.
Estamos vivendo um momento de dúvidas e medo não só no plano
da política e economia como da ciência, se tomarmos como exemplo essa pandemia
do Coronavírus. Os oportunistas e egoístas de plantão se apoderam da situação
para tirar vantagens, deturpando a realidade. Uns acham que o vírus é perigoso,
outros que nem tanto; que tal remédio cura, outros dizem não ter provas; que a
quarentena e o afastamento social é importante, outros dizem que prejudicial
etc. E tudo isso gera medo, e as pessoas acabam por seguir orientações nem
sempre benéficas. Sem falar que algumas começam a sentir sintomas
autossugestionados, relacionado com a doença. Psicologicamente falando, a
sugestionabilidade pode levar alguém a seguir um comando alheio, e, no mundo
midiático de hoje isso é muito comum. Daí o perigo da manipulação. Em outras
épocas o mundo passou por muitas pandemias, guerras bélicas e com ameaças
atômicas, mas não havia esta globalização e esse globalismo atual, o que torna
essa pandemia com o novo Vírus mais
preocupante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário