Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2020

Sugestionabilidade e o novo Covid


Vamos falar de Sugestionabilidade.
Por que será que os marqueteiros têm tanto êxito nas vendas de certos produtos?
A dúvida, a insegurança, o medo, a incapacidade de pensar e refletir, é um terreno fértil para quem sabe usar do poder da indução, da sugestão, que invadem mentes acomodadas, que aceitam o que lhe é sugerido, muitas vezes sem contestar. A chamada preguiça mental.
Nas diversas áreas temos profissionais com esse intuito. Na mídia, na ciência, na política, na religião, indústrias. São mentores prontos para enganar os sugestionáveis, que não sabem discernir ou não tentam, já que mudanças assustam e as pessoas se adaptam às suas situações. É a chamada síndrome de Estocolmo em que a vítima desenvolve emoções positivas em relação aos seus captores. Vejamos o exemplo dos petistas radicais. Não adianta tentar dissuadi-lo do contrário mesmo mostrando provas. É uma espécie de hipnose.
Estamos vivendo um momento de dúvidas e medo não só no plano da política e economia como da ciência, se tomarmos como exemplo essa pandemia do Coronavírus. Os oportunistas e egoístas de plantão se apoderam da situação para tirar vantagens, deturpando a realidade. Uns acham que o vírus é perigoso, outros que nem tanto; que tal remédio cura, outros dizem não ter provas; que a quarentena e o afastamento social é importante, outros dizem que prejudicial etc. E tudo isso gera medo, e as pessoas acabam por seguir orientações nem sempre benéficas. Sem falar que algumas começam a sentir sintomas autossugestionados, relacionado com a doença. Psicologicamente falando, a sugestionabilidade pode levar alguém a seguir um comando alheio, e, no mundo midiático de hoje isso é muito comum. Daí o perigo da manipulação. Em outras épocas o mundo passou por muitas pandemias, guerras bélicas e com ameaças atômicas, mas não havia esta globalização e esse globalismo atual, o que torna essa pandemia com o novo Vírus  mais preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a história de Alan Turing, um gênio injustiçado da matemática

PUBLICADO POR Redação Warren Alan Turning Se hoje temos acesso a computadores e às inovações da inteligência artificial, um dos grandes resp...